-
Arquitetos: PAD10 Architects
- Área: 3874 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:João Morgado Architectural Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Abordados pelo cliente que nos apresentou um antigo celeiro, nós decidimos exaltar essa estrutura em vez de suprimi-la, elevando-a de seu local original, enquanto tratamos todos os outros elementos como não arquitetônicos; submergindo-os na paisagem. Elevar o celeiro (agora, casa da família) maximiza suas vistas sem bloqueá-lo em relação às estruturas na parte posterior do terreno relativamente profundo.
O celeiro elevado, entre o núcleo de serviços de um lado e a paisagem elevada do outro, fornece uma passagem transparente e uma subterrânea que conectam duas paisagens; o jardim central e a praia de areia / piscina. A porta do celeiro desliza ao longo do térreo para recuperar a privacidade do diwaniya oposto (área de recepção), entre as salas de estar e de entrada/saída. A cozinha está centralizada entre a sala de jantar, que se abre para a vista em direção ao mar, e o deck para churrascos ao ar livre no jardim central. As áreas de apoio (cozinha, banheiro de hóspedes e adega) estão abaixo dos outros lugares de serviço (quarto para funcionários domésticos, lavanderia) no mezanino oculto abaixo das áreas familiares do primeiro pavimento (salas de estar, salas de jogos, suíte master e banheiros para crianças).
O acesso ao pavimento superior é feito por meio de uma escada de serviço lateral e uma escada central oculta dentro de uma biblioteca, separando a sala de estar da sala de TV. A 'casa de hóspedes', cunhada entre duas paisagens, está conectada aos outros ambientes em vários níveis: os cômodos gerais (sala de estar, sala de jantar, cozinha aberta e biblioteca com sua própria fachada) pelo térreo, os dormitórios (suíte master, três suítes, quartos de hóspedes, área de estar e despensa) - por meio de um pátio ao lado do quartos de hóspedes - no primeiro andar, e o estúdio por meio de um jardim na cobertura. A sobreposição geométrica entre as duas estruturas (área de hóspedes e celeiro) é uma interpretação direta de uma programática frequentemente necessária; conectando a área de hospedagem à sala de jogos das crianças no celeiro. Isso é alcançado por meio de um 'corredor secreto', incorporado na biblioteca, revestido de madeira que serpenteia as duas estruturas.
O diwaniya é uma área de encontro, geralmente para o pai, para hospedar e divertir seus amigos. O térreo tem um salão principal, aberto em 3 lados da paisagem que serve como entrada separada. A lateral voltada aos espaços de serviço tem os aposentos para os casais, a cozinha, o banheiro de hóspedes e a academia. O primeiro pavimento abriga os dormitórios; uma suíte master e outras quatro suítes. O subsolo do estacionamento, com 20m de extensão e 4m de altura, é adequado para carros e barcos. Por uma rampa, o subsolo também é acessado diretamente de dentro da área de hóspedes, diwaniya e jardim central. Além do estacionamento, este espaço abriga áreas técnicas, salas de estar dos funcionários e home theater.